A Teoria do Saber pode ser definida como a investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro. Podemos dizer que existem variadas teorias do saber tanto quanto foram os filósofos em que se preocuparam com a questão do conhecimento; pois é impossível constatar uma coincidência total de concepções mesmo entre filósofos que habitualmente são classificados de uma mesma escola ou corrente. Dentre as principais questões tematizadas na teoria do conhecimento podemos citar:
- FONTE, surgimento das primeiras idéias;
- PROCESSO, dados que fazem com que as idéias se transformem em afirmação acerca de algo;
- ATIVIDADE DO SUJEITO, referente ao objeto a ser conhecido;
- ÂMBITO, do que pode ser conhecido segundo as regras da verdade.
O Gestor de RH precisa estar sempre em constante busca do saber, afinal temos que estar preparados a lidar com os problemas principalmente entre pessoas, a solução deste exige de nós, conhecimento para que possamos resolver e manter o equilíbrio dentro da organização em que se faz presente. O bem intelectual esta cada dia sendo muito solicitado por empresas, portanto o investimento que devemos fazer acerca do conhecimento necessita de cuidados.
As organizações contam com o conhecimento administrativo, por isso investe em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior bem que uma empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
A maior importância às pessoas do que aos bens tangíveis torna-se uma tendência porque são elas que detêm os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e aperfeiçoar processos internos, enquanto os equipamentos usados nas operações são meros coadjuvantes para tal fim.
Praticar a gestão do conhecimento é a maneira de aproveitar melhor o conhecimento dos colaboradores que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a administração do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem; de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da organização. Podem ser citados dois tipos básicos de conhecimento que podem ser aplicados pelo ser humano: o Tácito e o Explicito.
TÁCITO - É adquirido apenas com a prática, é aquele que só conseguirmos mostrar ao praticarmos tal função dentro da organização.
Ex: O gerenciamento do planejamento de estoque.
EXPLÍCITO - É o mais fácil de descrever, podendo ser registrado e documentado. As formas mais comuns do conhecimento explícito são os manuais, documentos e procedimentos. O conhecimento pode ser também áudio-visual. Como outras formas de conhecimento explícito onde habilidades humanas, motivos e conhecimento são externos.
O conhecimento ao ser aplicado dentro de uma organização colabora com a melhoria das praticas, atendimento aos clientes, melhor relação com os outros colaboradores e é claro a melhor administração dos recursos patrimoniais e materiais. A aplicação da gestão do conhecimento de forma alinhada aos negócios, orientada para os objetivos estratégicos da empresa é um dos desafios para as empresas atualmente. A implantação da gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir pode gerar impactos negativos em uma organização.
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